O Que é e Como Funciona os Genes?

Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funciona os Genes?

Dizer que uma determinada característica física existe graças aos genes não é apenas uma expressão, é uma premissa muito verdadeira. Quase tudo que compõe o corpo existe nessa forma por causa dos genes. Aqui vamos explicar de forma bem breve e simples como os genes funcionam. Se você quiser saber, continue lendo a entrada.

O que são genes?

Os genes são encontrados dentro dos cromossomos em uma determinada posição chamada locus. Cada um deles representa uma unidade molecular de informação genética que é transmitida à prole.. Um grupo ou série de genes da mesma espécie é chamado de genoma.

Do ponto de vista molecular, os genes são sequências de nucleotídeos contíguas dentro da molécula de DNA. Contém as informações pertinentes para a assimilação de uma macromolécula que possui uma função celular específica. Isso significa que os genes estão ligados ao desenvolvimento de uma função fisiológica.

Como funcionam os genes?

Cada um dos genes tem uma determinada função. O DNA de cada gene carrega consigo os parâmetros específicos para produzir as proteínas da célula. As proteínas são importantes porque são o bloco de construção fundamental de todos os componentes do corpo. Desde os ossos, o sangue, o cabelo, tudo é feito com proteína. Cada gene no corpo é capaz de produzir 10 tipos diferentes de proteínas.

O Que é e Como Funciona os Genes?

Agora, assim como os cromossomos; genes têm pares. Os genes da mãe e do pai passam uma cópia de seus genes para a prole. Esses genes transmitidos vão determinar os traços físicos do ser, cor do cabelo, cor da pele, entre outros. Por exemplo, os cães dálmatas têm genes para pêlo branco com manchas pretas. Em vez disso, os poodles têm outros genes para que seu pelo seja encaracolado.

Pode estar interessado em:  O Que é e Para Que Serve o Mel?

problemas genéticos

Existem também genes que não funcionam direito e geralmente transmitem doenças. Os genes que apresentam um mau funcionamento são reconhecidos como “genes mutantes” (que é o mesmo que dizer “mutações”). Os cientistas acreditam que os genes mutantes são, em parte, a causa de complicações pulmonares, câncer e outras doenças semelhantes.

Várias doenças se originam devido ao excesso ou falta de genes e também quando há excesso ou falta de cromossomos. Esses problemas genéticos geralmente são herdados dos pais. Por exemplo, levando em consideração o gene responsável pela produção de hemoglobina, suponha que os pais transmitam genes para hemoglobina alterada.

Os genes da criança produzirão genes de hemoglobina que não funcionarão corretamente, resultando em um número reduzido de glóbulos vermelhos na criança, o que pode levar a uma condição conhecida como anemia. Entre outras doenças que as crianças herdam dos pais está a fibrose cística.

As pessoas que têm fibrose cística geralmente têm dificuldade para respirar adequadamente. Bem, o corpo gera mais muco do que precisa e esse muco fica preso nos pulmões. É por esse motivo que esse tipo de pessoa recebe tratamento por toda a vida, para manter seus pulmões o mais saudáveis ​​possível.

Você pode estar interessado em ler algumas postagens em nosso site que são um pouco semelhantes a como os genes funcionam:

Não perca o próximo conteúdo em vídeo!