Bem-vindo ao meu último post no blogue! No artigo de hoje vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona o Deus Poseidon?
O Monte Olimpo é o lar dos grandes deuses da mitologia grega. Todas essas divindades têm personalidades diferentes e estão associadas a diferentes aspectos da vida e do universo. Justamente um deles, além de ser uma das três principais divindades gregas, é o protetor das águas e do mar. Referimo-nos ao deus que falaremos a seguir, onde você se encontrará como funciona o deus poseidon.
Quem é Poseidon?
poseidon é o deus dos oceanos e mares. Por isso, ele é considerado o mestre de todas as criaturas que vivem em alto mar. Assim como também é o senhor dos marinheiros, pescadores e navegadores. Ele é conhecido como o “Earth Shaker”, por ser o deus dos terremotos e maremotos. Seu principal símbolo é um tridente, que é sua arma, possui qualidades mágicas e foi forjado por Ciclope com fogo do Tártaro.
Poseidon é caracterizado por ser um deus benevolente e preocupado com o bem-estar dos humanos. Sua personalidade viril e benevolente o tornou popular e adorado em muitas terras e ilhas da Grécia antiga.
Família e descendentes
Nascido Rhodes, ele é o segundo filho do Titã Cronos e Titã Reia. Portanto, ele é irmão de Zeus, Hades, Deméter, Hera e Héstia. Sua esposa oficial foi Anfitrite com quem teve dois filhos: Rodos e Triton.
Como seu irmão Zeus e alguns outros deuses gregos, ele tinha um grande apetite sexual, então ele concebeu muitos outros deuses e semideuses com diferentes divindades. Por exemplo, ao sentir uma forte atração por sua irmã Deméter, transformada em cavalo, ele procria dois filhos: Arion e Despena, um cavalo alado divino e a deusa dos mistérios de Elêusis, respectivamente.
Mitos mais populares de Poseidon
nascimento e infância
Esta história tem duas versões. A primeira, e mais antiga, é que Poseidon é engolido por seu pai Cronos ao nascer. Ele cresce em seu estômago junto com seus outros quatro irmãos e é então libertado por Zeus. A outra versão desse mito é que Poseidon está escondido em um rebanho de cordeiros graças a Rhea, sua mãe. lá estava criado em Rodes pelos Telquines, criaturas mitológicas meio humanas meio marinhas, e voltou junto com Zeus para lutar contra seu pai na conhecida guerra da Titanomaquia.
Disputa por Atenas
Esta lenda narra a disputa que Poseidon teve com o deusa atena pelo patrocínio e cuidado da cidade de Atenas (então sem nome). Ambos os deuses ofereceram um presente aos cidadãos daquela cidade com a intenção de que escolhessem o melhor deles. Dessa forma, eles escolheriam qual deles seria seu protetor ou protetora. Poseidon deu a eles uma fonte de água salgada, enquanto Atena deu a eles uma oliveira. Este último foi mais bem recebido pelos cariocas, deixando a deusa como padroeira da cidade (daí o nome) e Poseidon em segundo plano de importância.
Como o deus Poseidon funciona em outras mitologias?
Este deus também tem seu envolvimento em outras mitologias. Saber como o deus Poseidon atua nas diferentes formas de crenças antigas é fundamental para entrelaçar os mitos entre eles. Portanto, Poseidon é equivalente a:
- Netuno na mitologia romana.
- Njord na mitologia nórdica.
- Ganga na mitologia hindu.
- Tlaloc na mitologia asteca.
- Iemanjá na religião cubana.
A título de conclusão, pode-se dizer que o deus dos mares e oceanos guarda em seu nome grandes mitos e lendas. É por isso que conhecer o funcionamento do deus Poseidon nos aproxima de suas principais qualidades como divindade e de sua grande importância como parte fundamental do Olimpo.
Se o que leu lhe pareceu interessante, convidamo-lo a consultar estes verbetes: