Bom dia/tarde/noite! Espero que estejam prontos para ler o meu novo artigo. O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona um Bem Hipotecado?
Muitas vezes, perante as oportunidades ou necessidades, uma pessoa pode solicitar um empréstimo ao banco, e na maioria dos casos estes podem ser aprovados por diversos motivos, para os quais o banco irá determinar uma série de prazos, por isso queremos explicar Como funciona um bem hipotecado?
A hipoteca
No universo financeiro e bancário é muito comum o uso do termo hipoteca, que explicaremos antes de detalhar como funciona um bem hipotecado, e se refere à garantia estabelecida pelo banco sobre os imóveis do cliente solicitante do empréstimo, em a fim de garantir que este, por sua vez, cumpra o pagamento integral.
Ou seja, a hipoteca fixa-se através de um empréstimo do banco a uma pessoa, esta ao assumir os montantes que se estabelecem através das prestações, ao mesmo tempo que deve constituir uma garantia no caso de ocorrer incumprimento do pagamento.
Esta garantia deve ser um bem ou propriedade, A isto chama-se hipoteca, pois desta forma, caso o cliente não cumpra o contrato de empréstimo, o banco fica no poder de assumir parte do valor, com o referido imóvel ou, desta forma, saber como funciona uma hipoteca bem hipotecado continue lendo.
O que é um bem hipotecado?
Depois de conhecer o significado de hipoteca, é necessário então afirmar que bem hipotecado é aquele bem, bem ou propriedade de valor comparável à dívida que o cliente está a assumir junto do banco.
Um bem hipotecário é uma garantia que o banco usa para garantir que o cliente salde toda a sua dívida e que, caso contrário, ele tomará posse do imóvel, por exemplo, e poderá vendê-lo para reaver o dinheiro do empréstimo. O que é determinado como um bem hipotecado dependerá do que estabelecido no contrato de empréstimo, e a vontade do credor de estabelecer os ativos com os quais conta.
Como funciona um bem hipotecado?
Desta forma, e para entrar em detalhes sobre o tema particular de como funciona um bem hipotecado, é importante destacar que, para que este valor exista, deve ser previamente estabelecido pelo banco um contrato de empréstimo, contrato em que os acordos : valor aprovado, prazo de pagamento, número de parcelas, juros, bem como os bens que podem ser transferidos para hipoteca em caso de cumprimento.
Desta forma, será determinado de acordo com o valor do imóvel ou, aquele valor que se ajuste ao valor que está sendo solicitado a título de empréstimo, desde Caso este não pague a dívida, o banco pode oferecer um leilão ou algum meio de venda dos mesmos.
Os bens hipotecados podem ser tomados pelo banco voluntariamente, no momento em que o cliente, por não poder pagar com o pagamento, oferece o bem a título de indemnização, ou necessário, no caso de incumprimento e não pagamento participação, então o banco assumirá a venda deste imóvel.
execução judicial
No momento em que o devedor deixa de cumprir o compromisso adquirido e os prazos de pagamento estabelecidos, o banco inicia a abertura de processo de execução judicial, acompanhado de pedido de mora.
Por fim, ao conhecer o funcionamento de um bem hipotecado, é preciso saber que um leilão forçado do bem empenhado, de modo que, se não cobrir a dívida total, o banco pode usar outros bens ou bens.
Se foi útil para você saber como funciona um bem hipotecado, você também pode ler: