Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos aprofundada… O Que é e Como Funciona um Ogm?
Nos últimos anos, tem-se falado frequentemente sobre organismos geneticamente modificados. Mais conhecido como OGM ou OGM. Porque certos setores da população manifestaram preocupação com seus possíveis efeitos na saúde. Por isso é necessário nos manter informados sobre esses avanços. A seguir, explicamos mais sobre como funciona um gmo.
Dados historicos
A modificação genética de animais e plantas não é um tema novo. Na verdade, a humanidade faz essa prática há cerca de 10.000 anos. Por meio de uma técnica conhecida como domesticação, que modifica indiretamente a composição genética dos organismos. No entanto, a primeira vez que a modificação genética direta foi usada foi em 1973.
Nesta data, os bioquímicos Herbert Boyer e Stanley Cohen se tornaram os primeiros a transferir DNA. De organismo a bactéria, sendo o primeiro organismo geneticamente modificado da história. Mais tarde, naquele mesmo ano, Rudolf Jaenísch foi o responsável pela criação de um camundongo transgênico. Todas essas informações nos ajudam a entender melhor como funciona um OGM.
Seguindo esta linha, a modificação genética do camundongo não foi transmitida por hereditariedade. Mais tarde, porém, os cientistas Frank Ruddle, Frank Constantini e Elizabeth Lacy conseguiram implantar DNA em um embrião de camundongo unicelular. Assim, eles conseguiram fazer a modificação genética repassada para outras gerações. Mais tarde, em 1983, foi criada a primeira planta transgênica de tabaco.
Como funciona um OGM?
Continuando com o anterior, quando falamos de organismos geneticamente modificados ou OGM. Referimo-nos a um organismo cujo material genético foi alterado através do uso de técnicas de engenharia genética. Esses organismos podem ser animais e plantas. Os produtos agrícolas geneticamente modificados são muitas vezes referidos como “alimentos transgênicos”. Embora, este seja um erro muito comum.
Portanto, devemos levá-lo em consideração para entender como funciona um OGM. Uma vez que os alimentos geneticamente modificados são apenas um tipo de organismos geneticamente modificados. Continuando com isso, os OGMs podem ser criados por dois métodos: Transgênese e cisgênese. No primeiro caso, o material genético é transferido de um organismo para outro muito diferente. No segundo, a transferência é feita entre organismos sexualmente compatíveis.
Existe alguma controvérsia em relação aos OGMs, especialmente na área de alimentos. Já que alguns setores da população falam do impacto negativo destes na saúde e no meio ambiente. No entanto, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação determinou que eles não são arriscados. Portanto, não há necessidade de se alarmar.
Vantagens dos OGM
No nível nutricional, os organismos geneticamente modificados têm muitas vantagens. Por exemplo, Modificação genética pode tornar alimentos mais nutritivos. Eles também podem criar culturas resistentes a bactérias ou crescer em solos pobres em nutrientes. O que poderia ajudar a combater a fome.
Finalmente, esperamos ter ajudado você a aprender mais sobre como funciona um OGM. Se esta informação o ajudou, convidamo-lo a rever estas entradas: