Bom dia/tarde/noite! Espero que estejam prontos para ler o meu novo artigo. O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona um Órgão Governamental?
Em todos os países existem instituições do Estado que atuam em nome dos cidadãos, normalmente são de dois tipos. Instituições cuja subsistência provém dos rendimentos recebidos pelo Estado e dos impostos, e outras com financiamento proveniente de donativos, rendimentos autogerados e contribuições do Governo. Continue lendo e descubra como funciona uma agência governamental
Agencia do governo
As agências governamentais que o governo da época gerencia e lidera são conhecidas como agências governamentais. Estas destinam-se a prestar serviços públicos essenciais aos cidadãos, sempre gratuitos. Por outro lado, são suportados por impostos e outras receitas fornecidas pelo Estado. Por isso, na elaboração do orçamento nacional, os recursos são destinados a essas instituições.
Já as organizações não-governamentais são assim denominadas para poder diferenciá-las das organizações intergovernamentais (IGOs) e organizações privadas. Esta denominação foi feita pela ONU em 1945. São instituições sem fins lucrativos, muitas vezes com indivíduos que perseguem o mesmo objetivo e realizam serviços humanitários, como as ONGs.
Como funciona um órgão governamental?
Basicamente, o termo governo permite identificar aquelas entidades e instituições que estão ligadas ao governo. Abrange todas as instituições que o Estado utiliza para executar a política do país e poder cumprir suas estratégias. As características desses tipos de organizações variam de acordo com a área em que atuam e o país em que atuam. Uns desempenham funções administrativas, sanitárias, económicas ou de segurança noutros.
Essas instituições são aquelas pertencentes ao Estado, dentre elas, as polícias, os tribunais, as Forças Armadas, legislaturas, secretarias, administração pública, ministérios e outros. Estas entidades têm a capacidade de propor regulamentos para o seu correto funcionamento e exigir o cumprimento das suas disposições.
Em cada nação, organizações são criadas com finalidades diferentes, algumas para cuidar da organização do sistema trabalhista, educacional ou de saúde. Outros trabalham como protetores do meio ambiente, alguns se encarregam de emitir a documentação dos cidadãos, da emissão da moeda. Eles podem até lidar com a preservação da memória histórica. No entanto, todos eles desenvolvem planos de ação para poderem cumprir suas funções de forma eficaz.
Organismos Governamentais: Aspectos Gerais
Pela forma de funcionamento de um órgão governamental, ele engloba diversas instituições do setor público. Como o Poder Judiciário, Executivo e Legislativo, além de empresas, instituições, entidades autônomas e pessoas físicas que exerçam atividades econômicas em nome do Estado. Inclui todas as atividades que a administração central e local que o Estado controla e detém. Aqui estão algumas instituições governamentais ao redor do mundo:
- Serviço Meteorológico Nacional da República da Argentina.
- Centro de Procedimentos de Exportação (Centrex) da Nicarágua.
- Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
- Organização Internacional do Trabalho (OTI).
- Observatório de Sustentabilidade na Espanha (OSE).
- Observatório de Saúde e Mudanças Climáticas (OSCC), Espanha.
- Instituto Sindical do Trabalho, Ambiente e Saúde (ISTAS), Espanha.
Conhecer o funcionamento de um órgão governamental permite compreender a importância dos mesmos para que um Estado cumpra com suas obrigações de forma eficiente.
Pode lhe interessar: