Olá amigos! Bem-vindos ao meu mais recente post. O artigo que hoje vos apresentamos dá uma olhada de perto… O Que é e Como Funciona o Direito Internacional Humanitário?
É necessário que numa sociedade exista um conjunto de normas que regulem o comportamento dos cidadãos que a integram. É por causa dessa necessidade que a lei nasce; que conterá as regras nas diferentes áreas que permitirão a regulação do comportamento das pessoas. Mas quando se trata de guerras, a tarefa da lei é um pouco mais complicada. Assim nasceu o Direito Internacional Humanitário, surgindo assim a necessidade de conhecer Como funciona o Direito Internacional Humanitário?
O que é o direito internacional humanitário?
É um ramo ou área do direito que é responsável por estabelecer o conjunto de regras e regulamentos que protegerão o senso de humanidade nas guerras. É um ramo que pertence especificamente ao direito internacional. Isso foi criado para acabar com as violações e atrocidades que foram observadas nos conflitos armados.
Os regulamentos estabelecidos por esta lei internacional são geralmente implementados por meio de tratados internacionais assinados e ratificados por diferentes países. Porém; É um dos poucos ramos do direito em que o costume se torna um precedente ou norma ao regular a conduta social.
Origem do Direito Internacional Humanitário
Embora a guerra e os conflitos armados internacionais estejam presentes na humanidade desde tempos imemoriais, a lei que se encarrega de regular esse conflito é relativamente nova em comparação com a antiguidade do problema que regula. Desta forma, seu primeiro precedente sólido ocorreu em 1820 com o Tratado de Armistício e Regularização da Guerra, celebrado entre Simón Bolívar e Morillo para regular a guerra da independência.
Mas, não foi até 1860 que a declaração de São Petersburgo seria dada, estabelecendo esse direito com mais clareza. Após a adoção das numerosas convenções de Genebra, o direito comunitário internacional desenvolveu-se a ponto de se tornar um direito universal.
Principais tratados
Embora existam muitos tratados que formaram e desenvolveram esta lei, existem alguns tratados que se destacam como importantes, pois foram cruciais para a compreensão de como o direito internacional humanitário funciona.
Entre os principais tratados estão:
- A Convenção de Genebra para a Melhoria do Destino de Soldados Feridos em Exércitos em Campanha. Que foi emitido em 1864 e lançou formalmente o direito internacional humanitário.
- A Convenção sobre a proibição do uso, armazenamento, produção e transferência de minas antipessoal e sobre a sua destruição, assinada em 1997.
- O Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional foi assinado em 1998 e deu origem ao primeiro tribunal penal com jurisdição internacional. Sendo este capaz de julgar crimes de guerra e dar-lhes caráter imprescritível.
Como funciona o Direito Internacional Humanitário?
O Direito Internacional Humanitário funciona com base na criação de uma ordem jurídica ou conjunto de regras. Regular, quando apropriado, as ações das pessoas dentro do conflito de guerra. Além disso, é responsável por estabelecer as penalidades e sanções no caso de cometer qualquer violação de suas regras.. Procura desta forma que as consequências adversas e os efeitos negativos da guerra sejam diminuídos.
Todo ser humano, como cidadão do mundo, deve estar ciente dos direitos e obrigações que recaem sobre ele em cada um dos aspectos de sua vida. E, considera-se fundamental que todos tenham conhecimento do funcionamento do Direito Internacional Humanitário, dada a importância da atividade que regula.
Você pode gostar: