O Que é e Como Funcionam os Alimentos Desidratados?

Bem-vindo ao meu último post no blogue! No artigo de hoje vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funcionam os Alimentos Desidratados?

As técnicas de preservação de alimentos são muito antigas, o que significa que ao longo do tempo foram criadas estratégias para prolongar a vida útil dos alimentos sem perder seus valores nutricionais, por isso, nesta ocasião, descreveremos como funciona a comida desidratada

O que são alimentos desidratados?

Para aprofundar como funciona a alimentação desidratada, convém esclarecer que se trata de uma técnica que trata da extração de água de alguns alimentos, que podem ser carnes, peixes, frutas, verduras, temperos, entre outros.

Neste sentido Esta técnica de conservação de alimentos consiste na eliminação de parte da água que contém um alimento, e isso vai depender de qual é o alimento específico, já que cada um contém uma porcentagem diferente de hidratação.

Regularmente, a desidratação de um alimento é realizada em uma porcentagem de baixo teor de umidade, ou água, onde bactérias e microorganismos não podem mais sobreviver para decompô-lo, por isso podem durar meses ou anos, sem perder suas características.

Benefícios de desidratar alimentos

Como passo prévio para aprender como funciona a alimentação desidratada, convém saber quais são os benefícios que tornam esta técnica adequada e também saudável.

O Que é e Como Funcionam os Alimentos Desidratados?
  • Mantêm um elevado nível nutricional, independentemente do tempo de conservação.
  • Sua secagem preserva os açúcares naturais, e o sabor mais intenso.
  • Fácil armazenamento, não precisam ser congelados e ocupam menos espaço.
  • Consumo variado, pode ser cru, ou como temperos, por exemplo.
  • São fáceis de transportar e servem como lanches saudáveis.

Como funcionam os alimentos desidratados?

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Ajiley Funciona?

Para descrever como a comida desidratada funciona como técnica, deve-se lembrar que Para alcançar os melhores resultados de dissecação, é necessário cumprir etapas importantes.

Assim, este procedimento consiste em conseguir retirar a maior percentagem de água do alimento. Frutas e vegetais têm 80 a 90% de hidratação, carnes 60 a 75% e cereais 10 a 20%, por isso cada processo é diferente.

No entanto, para realizar esta técnica, deve-se garantir que os alimentos sejam muito bem lavados, sejam frutas, carnes ou vegetais. Em seguida, verifique se está fresco. Como passo seguinte, deve cortar em cubos, rodelas, tiras, ou de qualquer outra forma que pretenda obter o resultado final, de preferência com menos de 1cm, para conseguir uma melhor desidratação.

Existem alimentos que requerem conservantes especiais antes de serem dissecados para evitar que mudem de cor ou aparência. Em seguida, deve-se dispor as peças em bandejas, separando uma peça da outra, seja para exposição ao sol, ou desidratador.

O processo vai depender do alimento, então você terá que monitorar constantemente o seu andamento. Depois de seco, você precisará descartar as peças que não foram dissecadas corretamente. Por fim, pode-se acondicionar os alimentos em recipientes fechados, ou sacos de polipropileno, anotando a data de preparo, guardando-os em local escuro.

Métodos de desidratação de alimentos

Para realizar o processo de desidratação, podem ser escolhidas três alternativas, seja a secagem tradicional com exposição ao sol, utilizando um desidratador solar, ou seja, um aparelho que funciona com energia solar, ou utilizando um desidratador elétrico.

Qualquer método que você usar o ajudará a colocar em prática o que aprendeu sobre como funcionam os alimentos desidratados e a consumir alternativas alimentares saudáveis.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Conexão Com A Internet?

Se você quiser ver mais conteúdo relacionado ao funcionamento dos alimentos desidratados, também pode consultar:

Não perca o vídeo que vem a seguir!

Deixe um comentário