Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos aprofundada… O Que é e Como Funcionam os Pesticidas?
Quando se trata de erradicar insetos dentro de uma lavoura, agrônomos e técnicos agrícolas recorrem ao uso de pesticidas. Apesar disso, há quem dê uma conotação negativa a este produto. Se você não tem opinião formada sobre o assunto e quer se informar mais sobre o assunto, te convidamos a acompanhar este post para saber como funcionam os pesticidas
Substâncias eficazes para erradicar insetos
Insetos e pragas podem significar um problema para o crescimento e desenvolvimento de frutas, legumes ou verduras. As pessoas que se dedicam às lavouras e à agricultura, podem vivenciar esse problema de forma exponencial. No entanto, os riscos de pragas podem ser controlados graças aos pesticidas.
Também conhecidos como pesticidas, sua definição inclui todos os produtos e substâncias que destroem, repelem e erradicam insetos ou agentes invasores que podem afetar a colheita e a produção de alimentos.
A forma como os pesticidas funcionam também inclui produtos que são usados para regular o crescimento ou as condições das plantas e substâncias que permitem que os alimentos sobrevivam durante a sua distribuição.
Como funcionam os pesticidas de acordo com seus tipos?
A aceitação deste produto permitiu o desenvolvimento e utilização das suas funções em diversas áreas da agricultura. Atualmente, é possível encontrar diferentes tipos de pesticidas para tratar qualquer praga ou planta.
Nesse sentido, podemos citar como funcionam os agrotóxicos, conforme sua disponibilidade no mercado:
- Inseticidas, herbicidas e fungicidas: usados para matar, respectivamente, insetos, plantas nocivas e fungos.
- Desinfetantes e bactericidas: Ambos os pesticidas são úteis na regulação e controle de germes, bactérias ou micróbios.
- Rodenticidas e moluscicidas: como o próprio nome indica, esses pesticidas são usados para matar roedores e moluscos, respectivamente.
- Conservantes e reguladores da madeira: em ambos os casos, são aplicados para evitar que as pragas destruam as plantas; e para retardar ou acelerar o crescimento das colheitas.
Uma das características dos pesticidas é a versatilidade na sua aplicação. Dependendo do estado de apresentação, estes produtos podem ser utilizados como:
- Pós e sólidos desintegrados ou dispersos no ar.
- Líquidos, fumigantes ou aerossóis pulverizados nas plantações.
- Gases administrados igualmente no ar.
Os pesticidas têm efeitos na saúde?
Várias organizações e autoridades governamentais expressaram o quão eficiente é a aplicação de pesticidas para aumentar a qualidade, durabilidade e consumo de alimentos de origem vegetal.
Embora isso signifique uma vantagem para o consumidor, essas autoridades também apontam que a forma de atuação dos agrotóxicos é prejudicial à saúde humana.
É claro que os consumidores não sofrem essas consequências; Aqueles que fabricam e manipulam erroneamente esses produtos químicos nas plantações são os que provavelmente sofrerão de doenças graves.
Uso e promulgação de pesticidas alternativos
Da mesma forma, as organizações ambientais realizaram alguns estudos sobre pesticidas. De acordo com seus resultados, as informações obtidas mencionam a conotação negativa que as águas e outros ecossistemas sofrem com a disseminação e contaminação indireta desses produtos químicos pelo ar.
Para lidar com esses casos e encontrar um equilíbrio entre produção, saúde e meio ambiente, as empresas de desenvolvimento de pesticidas têm proposto algumas alternativas em termos de formulação.
O uso de feromônios e controles biológicos tem permitido que a composição química dos pesticidas seja mais saudável para as lavouras, o meio ambiente e para os agricultores.
Como você verá, a forma como os pesticidas baseados nesses princípios químicos funcionam pode ser uma alternativa ideal para a produção agrícola. Se quiser ver mais informações semelhantes para complementar, não hesite em visitar o seguinte post: