Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo abaixo, verá uma análise detalhada de… O Que é e Como Funciona a Poluição Sonora?
A poluição, o desperdício e a poluição do ar não são as únicas formas de gerar problemas de saúde para o meio ambiente e para as pessoas. Uma das poluições que não gera resíduos físicos, mas pode alterar o bem-estar de um grupo de pessoas, é a poluição sônica. Portanto, desta vez, forneceremos todas as informações sobre Como funciona a poluição sônica?
Um inimigo invisível, mas existente no ambiente
Atualmente, é normal que nas cidades e grandes comunidades haja agitação e movimentação constante de veículos e pessoas. A modernização neste sentido não trouxe apenas problemas de poluição em termos de emissão de gases, lixo ou resíduos tóxicos pelos habitantes.
Nesse sentido, a poluição sônica representa pelo menos 30% da poluição geral das cidades e países. Embora alguns desconheçam seu funcionamento e fatores, esse tipo de contaminação gera grandes problemas ambientais e de saúde para as pessoas.
Poluição sônica ou acústica Pode ser definida como a saturação sonora que existe em um ambiente ou área. Essa interferência é gerada por um ou mais fatores, e sua combinação altera radicalmente as condições normais da vida cotidiana.
Como funciona a poluição sonora de acordo com suas causas?
Segundo alguns relatórios da OMS, a poluição sonora pode gerar pelo menos 70.000 internações por ano. Também se sabe que esse tipo de contaminação pode até causar a morte.
Embora isso pareça um tanto extremo, é preciso entender como funciona a poluição sonora a partir dos fatores que a geram. Os sons e a veracidade desses dados são verificáveis por uma escala chamada decibel que mede a direção, intensidade e distância do som.
Obviamente, quanto mais alto o som, o decibel refletirá um número alto. Nesse sentido, os principais ruídos gerados por essa poluição são:
- Tráfego aéreo, que apesar de os aviões não circularem sobre as cidades, o decibel que regista (130 dB) tem impacto dentro de uma civilização ou cidade.
- obras de construção, a construção de prédios ou a pavimentação de calçadas geram poluição sonora. Por ferramentas de construção, a escala varia entre 80 e 100 dB.
- O tráfego automóvel é a principal fonte de poluição sonora. Buzinas e ruído do motor podem exceder até 100 dB de ruído.
A poluição sonora pode ser ruim?
A massificação de um ou mais fatores causadores de ruído pode gerar um ambiente saturado e insalubre para as pessoas. Embora possa não parecer, a forma como a poluição sonora funciona pode ser prejudicial à saúde, causando as seguintes consequências:
- Psicopatológico; como zumbido, surdez, ataques cardíacos, pulso rápido e dor de cabeça.
- A nível psicológico; estresse, fadiga, ansiedade, histeria ou depressão.
- Pode causar insônia e outros problemas relacionados ao sono e ao comportamento.
- Também consegue afetar o desempenho, a capacidade de aprendizado e a memorização ao estudar.
É possível combater a poluição sonora?
As autoridades tomaram conhecimento da situação prejudicial da poluição sonora. Após o estudo e as conclusões retiradas, o Estado e as entidades que o integram têm procurado semear ideias de sensibilização junto dos cidadãos e das suas atividades quotidianas.
Além de proteger algumas áreas públicas reduzindo a geração de ruído, algumas leis e pareceres propõem a realização de atividades e o uso de meios de transporte alternativos que não gerem um grande som no ambiente.
Da mesma forma, existem campanhas que buscam divulgar esse tipo de ideias para crianças e adolescentes, para que a convivência e a informação possam ser aplicadas em espaços públicos. Se, além de ver como funciona a poluição sonora, você quiser ver outros temas semelhantes, não hesite em visitar os seguintes posts: