É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona um Misturador de Tintas?
A utilização da tecnologia sempre foi uma grande aliada no nosso trabalho diário, seja em que área for, já que nos permite ter algum tipo de ajuda nestas tarefas, hoje falaremos da Misturadora de Tintas.
E é que as tarefas de misturar tinta, por exemplo, são muito importantes no trabalho que hoje se valoriza, pois disso e do seu trabalho dependerá a qualidade desse trabalho.
O que é um misturador de tinta?
Um Misturador de Tintas ou Argamassa como também é conhecido, é um aparelho elétrico que possui um cabo, cuja principal função é gerar rotações por minuto para que seus componentes girem em alta velocidade e mexam uma mistura de tinta.
É importante observar que os misturadores de tinta geralmente funcionam a 500 rotações por minuto (rpm) na primeira marcha e até 800 rpm na segunda marcha, dependendo da consistência que você deseja dar à mistura.
Como funciona um misturador de tintas?
É interessante notar que um Misturador de Tintas em seu funcionamento é o mesmo de uma furadeira convencional, porém fora da linha convencional, esta furadeira é especialmente desenvolvida para os entusiastas do bricolage.
Aqueles que desejam ter uma ferramenta com fio robusta que atenda a uma dupla finalidade, ou seja, não foi projetada apenas para misturar materiais líquidos e em pó.
Portanto, pode-se dizer que também pode ser utilizada como furadeira, pois vem equipada com mandril de coroa dentada, além da função de rotação para frente e para trás.
Ao mesmo tempo, é muito confortável de manobrar graças ao design estilo pistola, com uma alça traseira e uma alça lateral, ambas antiderrapantes, proporcionando uma aderência sólida.
Da mesma forma, possui partida suave e os controles eletrônicos integrados permitem predefinir a velocidade e ajustá-la com precisão.
Partes de um misturador de tinta
Um misturador de tinta é uma ferramenta poderosa o suficiente com aproximadamente 1000 W, que pode lidar facilmente com a mistura, o mandril pode acomodar bits ou hastes de mistura de soquete hexagonal de 1/2 polegada (13 mm) e sua velocidade de operação excede 500 rpm.
Geralmente, os misturadores oferecidos por marcas reconhecidas também incluem no kit uma vareta misturadora de tinta tipo espiral, além de um acessório para trocar a vareta de acordo com a necessidade do usuário.
Usando o misturador de tinta
Como a furadeira, os misturadores oferecem uma partida suave e a velocidade pode ser predefinida e ajustada graças aos controles eletrônicos embutidos na ferramenta.
Já os puxadores laterais são largos e ergonômicos, permitindo uma pegada muito confortável que reduz o cansaço, e os benefícios desse tipo de misturador para tintas, argamassas e materiais similares beneficiam pedreiros, instaladores de revestimentos, pintores e até mesmo o usuário doméstico. .
Usos de componentes do misturador de tinta
a) Use a pá de mistura adequada
A forma da ponta de agitação da vareta varia dependendo do material e/ou volume a ser misturado, pois diferentes materiais têm diferentes requisitos de mistura. Se usarmos a vareta errada, o material não é homogeneizado corretamente, criando grumos na mistura.
b) Use um recipiente adequado para misturar a argamassa
Ao escolher um recipiente para a mistura de argamassa, devemos levar em consideração a quantidade total de mistura, um recipiente muito pequeno causará respingos do material, sujando o ambiente de trabalho e gerando perdas desnecessárias de material.
c) Use velocidade e tempo de mistura adequados
Se a velocidade do misturador for muito baixa, o(s) componente(s) do material não serão devidamente homogeneizados e, portanto, suas propriedades, uma vez aplicadas, não serão as desejadas.
d) Mantenha a vareta sempre limpa
Resíduos de materiais secos que permanecem presos à extremidade agitadora da vareta podem se desprender e contaminar novos materiais com partículas estranhas e, além disso, o depósito de sucessivas camadas de material pode inutilizar completamente a vareta.