O Que é e Como Funciona o Casamento Muçulmano

É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Casamento Muçulmano

O casamento é reconhecido mundialmente como uma instituição, independentemente do país, religião ou cultura das pessoas que o compõem. Está presente, de uma forma ou de outra, em quase todas as culturas humanas há milhares de anos. As pessoas que se unem em casamento são os cônjuges. Conheça aqui como funciona o casamento muçulmano

Casamento muçulmano sem a noiva

Este estado civil implica deveres e direitos não só entre o casal como também entre as suas famílias, e o casamento muçulmano não é exceção.. A forma como o casamento é percebido, concebido e executado depende de muitas variáveis.

No cristianismo, a religião com mais adeptos no mundo, ela é realizada por livre e espontânea vontade e envolve cerimônia religiosa e civil, dentro da qual se contempla o divórcio. Por seu lado, a união conjugal de acordo com o Islã é diferente em vários aspectos. Nessa religião, a união é oficializada por acordo do homem e do responsável legal da mulher.

O que se espera de um casamento é que ele una um homem e uma mulher em nome do amor que sentem um pelo outro. Porém, a visão romântica da união entre duas pessoas não se aplica ao casamento muçulmano, conhecido como Nikah.

O Que é e Como Funciona o Casamento Muçulmano

Embora possa haver felizes exceções, esse ato é um acordo entre o homem que toma a mulher como esposa e seu tutor legal, geralmente o pai. No momento da assinatura do contrato, a noiva costuma estar presente, embora sua participação não seja obrigatória.

Como funciona o casamento muçulmano: assinando um contrato

É assim que o Nikah é percebido, como uma espécie de negócio entre duas famílias. As condições da união, os deveres e direitos são estabelecidos no contrato de casamento. Estes são contemplados pelo Alcorão, mas também acordados entre o cônjuge e o tutor da noiva.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funcionam os Bens De Capital?

É costume o noivo oferecer parte de seus bens como dote para a família da esposa. O casamento muçulmano pode ser entre um homem praticante do Islã e uma mulher de outra religião monoteístanunca o contrário.

A monogamia está fora de questão

Os deveres e direitos de um homem para com sua esposa e vice-versa são especificados no Alcorão. Dentre elas, destaca-se que o marido se compromete a garantir o bem-estar da esposa e a prover-lhe tudo o que ela necessita, desde que não lhe seja permitido trabalhar. O fato mais controverso sobre o casamento muçulmano é que um homem pode se casar com até três esposas. e, adicionalmente, ter relações sexuais com as escravas que possui.

Todo compromisso conjugal, independentemente da religião, tem implicações legais, sociais e espirituais que mudam a vida do casal. O islamismo se caracteriza por preservar seus costumes e ater-se às escrituras, vendo qualquer tentativa de flexibilizar suas leis como uma ofensa a Deus.

Embora a tolerância implique o respeito aos costumes de todas as sociedades, não há dúvida de que O casamento muçulmano continua a ter princípios profundamente machistas que não são bem vistos pela cultura ocidental.

Você também pode ler um post igualmente interessante sobre como funciona o casamento muçulmano:

Não deixe de assistir ao próximo vídeo!