O Que é e Como Funciona o Contrato Inteligente?

Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Contrato Inteligente?

Na terminologia jurídica, falar de Smart Contract ou Contrato Inteligente já traduzido para o espanhol, refere-se a uma espécie de acordo entre as partes para poder cumprir uma série de compromissos previamente adquiridos.

É por isso que os Contratos Inteligentes são aqueles acordos desenvolvidos no nível da tecnologia, ou seja, são acordos digitais que são desenvolvidos e ao mesmo tempo executados por meio do uso de tecnologia digital.

O que é um Contrato Inteligente

Podemos definir Smart Contracts como aqueles contratos normais impressos em papel, mas com a diferença que isso é feito de forma totalmente digital, já que são pequenos programas que ficam armazenados no Blockchain.

Ao mesmo tempo, os Smart Contracts eliminam a figura do homem do meio, ou seja, do intermediário, termo utilizado pela primeira vez por Nick Szabo em 1997 e popularizado com o surgimento da tecnologia Bitcoin e Blockchain.

Como funciona um contrato inteligente

Na época, Nick Szabo queria criar um livro-razão que servisse para armazenar os contratos, mas tinha a limitação da tecnologia naquele ano de 1997, mas tudo isso mudou a aparência do Bitcoin.

O Que é e Como Funciona o Contrato Inteligente?

Como bem sabemos, Nick Szabo é um gênio da computação com estudos em Direito e Criptografia, conhecido por pesquisas sobre contratos digitais e moedas digitais.

Diz-se que a forma como o Smart Contract funciona é eliminando a figura do homem do meio, ou seja, o intermediário em uma negociação para facilitar a operação, e vamos ver isso através de um exemplo.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona um Multímetro?

Quando você compra pela Amazon, você envia o dinheiro para a Amazon fazer a compra e assim que o produto chega ao seu destino, a empresa Amazon consigna o dinheiro ao vendedor.

É por isso que dizemos que, neste caso, a Amazon é o intermediário, a quem confiamos o dinheiro, é assim que o Contrato Inteligente é feito da mesma forma, apenas o contrato inteligente é executado automaticamente e é público.

E da mesma forma, sendo armazenados em um Blockchain, eles são distribuídos e imutáveis, pois qualquer pessoa pode ler o código do Smart Contract e saber o que é, sem poder modificá-lo de forma alguma.

Outro recurso de contrato inteligente

Para nos ilustrar ainda mais, continuamos com o exemplo que demos da Amazon para entender como ela funciona, mas nesta ocasião devemos dizer que a Amazon pode mudar a forma como ela opera.

Ou seja, em vez de enviar $ 10 você pode começar a enviar $ 9,99 ou pode alterar suas condições para habilitar o dinheiro ao vendedor e os usuários perceberão isso apenas se a Amazon o informar.

Isso não acontece com os contratos inteligentes, porque isso não acontece, pois são impossíveis de modificar, executam o que seu código indica e nunca mudam, o que é uma grande vantagem nesse aspecto.

E como exemplo de Smart Contract, temos o do Ethereum, que é considerado o projeto mais conhecido que armazena e executa Smart Contracts é o Ethereum, o Bitcoin também aceita Smart Contracts mas são bem mais limitados.

Os contratos inteligentes podem ser codificados em qualquer Blockchain, mas o Ethereum é o mais usado, pois oferece capacidade de processamento ilimitada, por isso é mais adequado.

Como funciona o Contrato Inteligente?

5 (100%) 1 voto

Não perca o vídeo que vem a seguir!: O que sao contratos inteligentes