O Que é e Como Funciona o Terceiro Mundo?

É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona o Terceiro Mundo?

Nem todos os países têm uma boa qualidade de vida como os capitalistas considerados potências mundiais devido a vários fatores. O seguinte artigo explica como funciona o terceiro mundo que para começar é a antítese do Primeiro Mundo.

A origem do Terceiro Mundo

Em 1955 (durante a Guerra Fria) foi realizada na Indonésia a Conferência de Bandung, na qual o mundo foi dividido em três.

Um consistia nos Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão, Canadá, Austrália, Coreia do Sul, Nova Zelândia e os aliados. Estes são os chamados Primeiro Mundo. O outro bloco era o do comunismo: União Soviética, China e Europa Ocidental, conhecida como Segundo Mundo. E o Terceiro Mundo foram os que permaneceram neutros entre os lados da Guerra Fria.

Com o passar do tempo e com o fim da Guerra Fria, essas classificações passaram a ter um significado econômico e social. Eles são usados ​​atualmente para se referir a países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Portanto, quando se fala em Terceiro Mundo, fala-se dos países que não progrediram, que têm os piores índices de desenvolvimento. A maioria dos países da Ásia, África e América Latina são países do Terceiro Mundo.

Como funciona o Terceiro Mundo?

Diferenciar um país de terceiro mundo de um país de primeiro mundo é fácil porque as diferenças são claras, principalmente: eles estão atrasados ​​em várias áreas. Por vários motivos.

A política que eles têm é instável, o governo é a principal causa de o Estado não progredir porque eles governam instáveis. Por exemplo, geralmente os governos de tais países são ditadores porque geram guerras civis, são corruptos, os gastos nunca vão em benefício dos cidadãos, etc.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Kakaotalk?

A história desses países nunca foi vantajosa, pois sempre tiveram problemas. Outra qualidade é que a maioria eram colônias de países subdesenvolvidos. Quanto à economia, são totalmente dependentes de outros países para a exportação de suas matérias-primas; ou seja, são as grandes empresas estrangeiras que têm o poder delas. Além disso, a tecnologia para obtenção da matéria-prima também é obtida de outros países.

A dependência cria a seguinte característica: são devedores. Como sua renda é obtida por meio de terceiros, isso significa que eles devem pagar muito mais do que ganham. Outras características são o alto percentual de analfabetos, as desigualdades sociais (a classe alta é tão rica quanto a classe baixa é tão pobre) e o alto crescimento populacional.. Conhecendo como funciona o Terceiro Mundo, podemos determinar de antemão quais são esses países sem esperança.

Países subdesenvolvidos

Na América Latina temos a República Dominicana, El Salvador, Cuba, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Peru, Equador, Uruguai, Paraguai e Venezuela. O continente africano tem: Angola, Cabo Verde, Etiópia, Madagáscar, Somália, Sudão, Tanzânia, Uganda, entre outros. Na Ásia: Afeganistão, Bangladesh, Maldivas, Iêmen, Birmânia, etc.

Os especialistas têm duas teorias que explicam por que esses países estão estagnados e não avançam, uma é a teoria da modernização e dependência. Os primeiros afirmam que nunca há progresso porque se apegam a modelos tradicionais que não contribuem para o desenvolvimento social e econômico. E a teoria mais recente afirma que os países subdesenvolvidos conseguiram progredir porque souberam se beneficiar às custas do Terceiro Mundo.

Agora que você sabe como funciona o Terceiro Mundo, pode entender que esses países precisam de uma mudança radical e positiva para progredir. Mas para isso devem estar abertos a aceitar novos desafios e não recorrer ao que já estão acostumados.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Médicos Sem Fronteiras?

Não perca o próximo vídeo!

Deixe um comentário