O Que é e Como Funciona o Livro Dos Mortos?

Bem-vindo ao meu último post no blogue! No artigo de hoje vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona o Livro Dos Mortos?

Como funciona o livro dos mortos Somos despertados pela sensação de um misto de ansiedade, melancolia, tristeza e incerteza que a morte gera em nós. Esse momento, do qual quase todos temos certeza, não pode ser o fim, mas não sabemos aonde ele nos leva. Além disso, nos separa de nossos afetos.

O que é o livro dos mortos?

O livro dos mortos ou livro funerário do antigo Egito. Consiste em um livro ritualístico que foi utilizado desde o início do novo Império, aproximadamente 1540 a. C, até 60 aC Cujo nome original é Peri Em Heru, que se traduz como “livro para se manter atualizado”. Composto por uma soma de feitiços, feitiços, feitiços, frases do além-túmulo. Que permitem invocar as divindades necessárias para o transe dos vivos para o mundo dos mortos, através do submundo, conhecido pelos egípcios como Duat. Comparecendo necessariamente antes do julgamento diante do deus Osíris.

Quem avaliou em uma balança que tanto Hórus quanto seu irmão adotivo Anúbis pesavam juntos. Equilibrando numa escala mágica e especial, tanto as virtudes como as ofensas que o defunto cometeu durante a sua vida. Com base nisso, saber se vale a pena ir para Yaaru, Iaru ou Aalu, ou seja, o paraíso segundo os egípcios.

A história de um livro fúnebre

O livro dos mortos foi usado desde o início do Novo Império (cerca de 1540 aC) até 60 aC. C. Embora tenha sua origem no Império Antigo, onde foram registradas as primeiras escritas nas pirâmides, evoluiu no Império Médio, o que pode ser comprovado pelos achados nos textos dos sarcófagos, até o Império Novo. Não é até o Novo Reino que sua primeira redação completa é dada. Três versões diferentes deste livro são conhecidas: Heliopolitan, Theban e Saita.

O Que é e Como Funciona o Livro Dos Mortos?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona um E-book?

versão heliopolitana

Esta versão do livro dos mortos foi elaborada para os faraós pelos sacerdotes de Heliópolis. Eles podem estar localizados nos sarcófagos ou túmulos das dinastias XI, XII e XIII. Isso se concentra na teologia do deus Ra.

versão tebana

Escrito em hieróglifos e hieráticos em pergaminhos. Compõe-se de quatro capítulos, embora sem uma estrutura estabelecida. Foi utilizado nas dinastias XVII, XVIII, XIX, XX e XXI. Além de ser usado apenas pelos faraós, também era usado por cidadãos comuns.

versão Saite

Esta versão do livro dos mortos teve sua máxima expressão na XXVI dinastia. Nele a ordem dos capítulos foi estabelecida até o final do período ptolomático.

Um dos irmãos de Djedefra (ou Radedef), que foi o terceiro faraó da IV dinastia do Egito, o mago e sábio Dyedefhor, é considerado o primeiro autor do livro dos mortos.

Estrutura do Livro dos Mortos

Embora a princípio o livro dos mortos fosse apresentado de forma bastante desordenada, este foi se modificando ao longo do tempo, até se estruturar. Os Livros dos Mortos da era Saite tendem a organizar os capítulos em quatro seções:

Eu me separo: livro dos mortos

Coberto entre os capítulos 1 a 16. Nesta parte, o falecido entra no sarcófago. Vá para o inferno enquanto ele recupera os movimentos e fala.

Parte II: Livro dos Mortos

Compreendido pelos capítulos 17 a 63. Aqui são explicadas a origem dos deuses e os espaços da vida após a morte. Os mortos são forçados a viver novamente para renascer com o sol da manhã.

Parte III: Livro dos Mortos

Constituído pelos capítulos de 64 a 129. Os defuntos viajam pelo céu na arca solar como um dos mortos abençoados. Cair à noite para aparecer diante de Osíris.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Hidrelétrica?

Parte IV: Livro dos Mortos

Esta parte vai dos capítulos 130 ao 189. Após ser vindicado, o falecido ganha poder no universo como uma divindade. Alguns amuletos de proteção, abastecimento de alimentos e locais relevantes também são mencionados.

Agora que você entende como funciona o livro dos mortos, certamente ficará ansioso para lê-lo.

Se você se interessa por mitologia, também gostará destes artigos:

Não perca o vídeo que será lançado em breve!