Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Mar Vermelho?
Muitas lendas míticas têm os mares como objeto central, e é que eles contêm mistérios sem fim que dão origem a grandes aventuras, viagens, para explorar tudo o que eles contêm, é por isso que queremos mostrar a você como funciona o Mar Vermelho.
O que é o Mar Vermelho?
Para descrever com maior profundidade como funciona o Mar Vermelho, é muito importante destacar que se trata de um grande complexo de água salgada, que pelo seu significado em árabe e hebraico significa mar de juncos, ou mar de juncos.
O Mar Vermelho é cercado pelos países do Egito e Arábia Saudita, além do Iêmen, Sudão, Djibuti e Eritreia, e seus limites geográficos localizam-se ao norte com a Península do Sinai, o Golfo de Aqaba e o Golfo de Suez, assim como bem como seus limites ao sul são estabelecidos pelo Golfo de Aden.
A origem exata de seu nome é desconhecida, porém existe a possibilidade de que seja um produto do material pelo qual estão integrados. as montanhas que estão localizadas ao seu redor, que são rochas em materiais vermelhos, estes são chamados de Ruby Mountains. Outra das hipóteses que existe quanto ao seu nome deve-se à existência de uma tribo adjacente às suas zonas, cujo nome traduzido significa vermelho.
Como funciona o Mar Vermelho?
Para descrever o funcionamento do Mar Vermelho, cabe mencionar que ocupa uma superfície de cerca de 440.000 km2, além de apresentar um comprimento superior a 2.000 quilômetros, com largura superior a 355 quilômetros, o que significa que este corpo de água salgada é estreito e ao mesmo tempo longo, também tem uma profundidade de aproximadamente 490 metros.
O Mar Vermelho possui uma grande biodiversidade, razão pela qual abriga milhares de espécies, e protege em seu ecossistema um grande valor para a natureza marinha. Além disso, este mar apresenta temperaturas de 26° a 30° no verão, portanto é classificado como o mar mais quente do mundo, embora possa sofrer variações no inverno até 2°. Desta forma, como uma característica marcante é que nenhum rio ou fluxo desagua nele.
Da mesma forma, o Mar Vermelho tem uma alta concentração de sal, devido ao fato de que o processo de evaporação é muito alto e as chuvas são escassas, por isso é considerado mais salgado que o próprio Oceano Índico.
ecossistema e biodiversidade
Depois de conhecer o funcionamento do Mar Vermelho, deve-se notar que esta é uma das reservas ecológicas mais importantes, pois contém uma grande diversidade de espécies marinhas em seu interior, entre flora e fauna, é extremamente rica em recursos naturais. De fato, algumas espécies de peixes só conseguem sobreviver em suas águas.
Uma de suas maiores atrações são os arrecifes que se localizam no centro e norte, que se estendem por 2.000 quilômetros. Você pode encontrar espécies como:
- Tartarugas verdes.
- Tartarugas-de-pente.
- Ziphos de Blaiville.
- Tubarões de recife de pontas brancas.
- Tartarugas de couro.
- Dugongos.
- Listras.
- Amêijoas gigantes.
- Golfinhos.
Riscos enfrentados pelo Mar Vermelho
Devido à sua estrutura geográfica estreita e fechada, este mar é enormemente vulnerável às ameaças que o homem representa para a sua biodiversidade, uma vez que as suas águas não conseguem escoar com facilidade e realizar o processo de limpeza.
É por isso que É altamente suscetível a derramamentos de óleo, esgoto descarregado, Da mesma forma, após avaliar o funcionamento do Mar Vermelho, pode-se destacar que, por sua importância, é um grande ponto turístico, atividade que, no entanto, coloca em risco sua estabilidade.
Se foi útil para você saber como funciona o Mar Vermelho, você também pode ler: