Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Registro de Imóveis?
No momento da posse de bens ou imóveis, deve-se zelar para que mantenham toda a documentação em ordem, a fim de evitar contratempos, ou mal-entendidos que possam surgir no futuro, assim como existe uma série de procedimentos que são obrigatórios, neste maneira que queremos mostrar a você neste post Como funciona o registo predial?
O que é registro de imóveis?
Para aprofundar o tema específico de como funciona o registo predial, é muito importante esclarecer antecipadamente em que consiste, sendo que normalmente se trata de um órgão ou instituição do Estado, que cumpre a função de registar os imóveis que pertencem a um indivíduo, que normalmente inclui terrenos, casas, por exemplo.
Desta forma, o registo predial guarda dados de grande importância como o proprietário do imóvel, aqueles direitos sobre o imóvel que lhe correspondem, bem como os encargos que possuam, ou seja, impostos ou algum tipo de pagamentos que vão sendo efetuados .
É fundamental esclarecer que este registro não se trata de aprovar um título de propriedade (procedimento que deve ser realizado previamente), o cartório de registro de imóveis será a notificação pública de titularidade.
Finalidades
Para explicar como funciona o registro de imóveis, devemos mencionar de antemão que este procedimento avalizado por uma instituição estatal tem uma série de funções que o tornam extremamente necessário para diversos procedimentos, principalmente no caso de hipotecar o imóvel. os principais propósitos:
- Registro de escrituras para venda.
- Registo de documentos privados.
- Averbação dos direitos reais sobre as propriedades.
- Estabelecimento de encargos como hipotecas ou resoluções judiciais.
- Eles não têm prazo de validade.
Como funciona o registro de imóveis?
Desta forma e para saber como funciona o registo predial, é fundamental saber que este registo não é obrigatóriomas se for totalmente necessário, então cabe a cada proprietário fazê-lo, pode até ser feito antes de qualquer papelada que exija ter esse registro.
Isso, ao mesmo tempo, oferece maior segurança jurídica que pode suportar certas transações relacionadas a imóveis, como contratos de venda, obtenção de crédito e muito mais.
Todos os registos que são feitos nesta entidade são públicos, e de consulta gratuita, no entanto estes são normalmente prestados por um motivo específico que está relacionado com o imóvel, por exemplo uma venda.
Quando as informações deste registro são emitidas, elas contêm dados como descrição do imóvel, nome do proprietário e se contém ônus de algum tipo, esses dados podem ser fornecidos por meio de uma nota, ou uma certificação.
Como principal fato a destacar é que esses dados são regularmente verificados em relação às informações cadastrais do terreno, dessa forma os dados contidos são confiáveis e legais.
Benefícios
A importância que recai ao fazer um registo predial é declarar publicamente a titularidade de um imóvel, desta forma é atribuída ao proprietário sem se prestar a futuras confusões por heranças, vendas ou hipotecas.
Por fim, depois de ver como funciona o registro de imóveis, é preciso dizer também que antes do valor da hipoteca este procedimento é obrigatório, e se o registro não existir, o imóvel não pode ser hipotecado.
Se achou útil saber como funciona o registo predial, pode também ler: