O Que é e Como Funciona os Corais?

Bem-vindo ao meu último post no blogue! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona os Corais?

Nosso planeta Terra possui uma grande variedade de ecossistemas marinhos, alguns deles formados por recifes. ao aprender como funcionam os corais, entenderemos como se forma um dos ecossistemas cruciais para a vida. Portanto, as características dos corais serão explicadas a seguir; os seres vivos mais importantes do ecossistema marinho.

O que são corais?

O coral é um animal marinho criado pela união de pequenos organismos chamados pólipos. Esses seres ancoram-se no fundo do mar multiplicando-se, formando colônias e agrupando-se com outras espécies para construir recifes.

Os corais, apesar de serem animais estáticos, tendem a ter comportamentos agressivos entre outras espécies que não eles. Por isso podemos dizer que se caracterizam por serem seres territoriais e invasores. Ao detalhar mais sobre sua estrutura podemos saber como funcionam os corais.

estrutura de corais

Os corais são compostos basicamente por três elementos essenciais:

O Que é e Como Funciona os Corais?
  • Pólipos: são considerados o corpo do coral e variam em tamanho dependendo do tipo de coral. Eles têm uma boca minúscula cercada por uma coroa de tentáculos, que usam para se alimentar, se defender e atacar outros corais.
  • O esqueleto: é criado quando os pólipos absorvem o cálcio da água e o depositam como carbonato de cálcio. Dessa forma, forma-se uma estrutura rígida que serve de proteção para alguns pólipos e suporte para o coral.
  • As zooxantelas: são pequenas algas que constituem a parte mais importante do coral. Estes vivem dentro dos pólipos e são responsáveis ​​por fornecer-lhes os nutrientes de que precisam para sobreviver. Assim, ambos se protegem e formam uma simbiose perfeita para sobreviver.
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Kinemaster?

Se você gosta de aprender sobre a vida marinha, pode estar interessado em ler sobre: ​​como funciona a biologia marinha.

Como os corais funcionam de acordo com seus tipos?

Uma grande variedade de espécies de corais vive no oceano, e hoje mostraremos como funcionam os corais mais comuns. Nesta ocasião, nomearemos dois tipos de acordo com sua composição estrutural: corais moles e corais duros.

corais moles

esses corais eles são caracterizados por sua falta de esqueleto e sobrevivência sem luz solar. Por esta razão, eles são freqüentemente encontrados sob outros corais, rochas ou dentro de cavernas marinhas. Eles também tendem a estar distantes e não formam recifes, embora possam criar colônias entre si.

As gorgônias, conhecidas como gorgônias, fazem parte desse grupo.

corais duros

Este tipo de coral tem um esqueleto visível e caracteriza-se pela sua relação com as zooxantelas. Portanto, eles dependem da luz solar e habitam águas rasas, construindo a estrutura do recife. Alguns dos corais mais conhecidos são os corais “chifre de veado” e os corais “cérebro”..

corais ameaçados

O mencionado acima explica de maneira simples como os corais funcionam. Antes de concluir, é importante saber um último fato sobre eles. Os corais também produzem oxigênio e mais de 25% das espécies, tanto marinhas quanto terrestres, dependem desses animais.

Atualmente, eles estão em perigo devido ao aumento da temperatura e poluição do oceano. Se os seres humanos não tomarem atitudes radicais, estima-se que em 30 anos um terço deles poderá desaparecer.

Se você está interessado em saber mais sobre o fundo do mar, você pode se interessar por:

Não deixe de conferir o próximo vídeo!