O Que é e Como Funciona um Álbum Visual?

Olá amigos! Bem-vindos ao meu mais recente post. O artigo que hoje vos apresentamos dá uma olhada de perto… O Que é e Como Funciona um Álbum Visual?

“A música não foi criada para ser ouvida, mas para ser sentida.” A partir dessa frase, a indústria da música evoluiu na forma como as pessoas podem curtir uma música. Uma das tendências mais marcantes e que tem causado bastante rebuliço é o Álbum Visual. Se você estiver interessado em conhecer as informações desse conceito, fique aqui para dar uma olhada e ver como funciona um álbum visual.

Um conceito musical totalmente novo

Na hora de divulgar um álbum, os videoclipes são os aliados perfeitos para impulsionar o trabalho discográfico. Ao longo do tempo são milhões de bandas, solistas e duetos que cativaram o público com a iconicidade de seus vídeos e músicas.

Por padrão, os videoclipes acompanham músicas ou singles. No entanto, os discos têm permanecido de certa forma “à margem”, na hora de serem apreciados ou consumidos. Apesar disso, os artistas e a própria indústria fonográfica têm promovido novas formas de divulgação musical.

Este caso se aplica claramente a álbuns visuais. Apesar de esse conceito ser muito novo, algumas fontes da indústria da música generalizam sobre o termo. Quando você fala sobre álbuns visuais, é feita referência à conceituação, projeção e inovação em que a música é consumida.

Diferença entre documentário, álbum visual e filme

O Que é e Como Funciona um Álbum Visual?

Hoje você pode apreciar os álbuns visuais de Beyoncé, Justin Bieber, Frank Ocean e bandas como Florence and the Machine. É verdade que, anteriormente, havia produções musicais (como The Wall do Pink Floyd) onde o trabalho musical e visual era apreciado.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Geologia?

E embora esses tenham sido os primeiros “matizes” do surgimento do álbum visual, eles não se enquadram nesse tipo de produção. Sendo a música a parte mais importante do projeto, o vídeo é criado como complemento de cada faixa do álbum.

Com base nisso, os álbuns visuais estão isentos da guilda de filmes, documentários e trilhas sonoras. Isso se deve ao fato de que esses projetos audiovisuais são complementados minuciosamente pela música. E claro, no caso dos álbuns visuais é totalmente o contrário.

Como funciona um álbum visual?

Muito pouco se sabe sobre o que significa um álbum visual. A verdade é que é preciso abrir os olhos e detalhar cada parte dessa produção para entender como funciona um álbum visual.

Tendo um conceito sobre o disco, a ideia de produzir uma história visual para acompanhá-lo pode ser colocada em prática.

Geralmente em um álbum visual, cada faixa conta uma parte da história que, na sequência, gera uma história de alta produção e simbolismo. É válido em um álbum visual introduzir elementos artísticos de outra natureza.

Um exemplo disso é a dança. The Odyssey de Florence + the Machine, por exemplo, envolve a coreografia que complementa a referida história entre as faixas. Por sua vez, Beyoncé inclui elementos de poder e poesia em todas as partes de sua produção visual-musical.

Não há literalmente nenhuma regra de como um álbum visual funciona. Sem a existência de um conceito claro e totalmente novo, qualquer elemento pode ser utilizado para que a música e a mesma arte impactem o mundo e os amantes da música. Se você ainda precisa de mais informações musicais, pode dar uma olhada nestes outros artigos:

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Chips Para Animais?

Não deixe de conferir o próximo vídeo!

Deixe um comentário