O Que é e Como Funciona a Fatoração?

Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona a Fatoração?

É um dos conceitos mais importantes dentro das finanças de uma empresa. Representa uma atividade que permite às empresas obter liquidez imediata em suas transações. Se você não sabe o que é, descubra nas próximas linhas como funciona a fatoração e descubra as vantagens associadas.

O que é fatoração?

Também conhecido como “factoring” é uma alternativa de financiamento. Representa um contrato através do qual a empresa transfere as faturas que gerou e recebe o dinheiro imediatamente. Essa é uma alternativa eficaz para que as empresas não se vejam na situação de aguardar curto ou médio prazo para receber o pagamento de transações realizadas, como por exemplo uma venda a prazo.

Então, um fato sobre como a fatoração funciona é que ela é uma alternativa que acelere ou avance o mecanismo de cobrança. No entanto, a transferência de notas fiscais ocorre entre uma empresa e outra. Geralmente, existem empresas dedicadas ao factoring, portanto as transações são feitas diretamente com elas. É uma alternativa atrativa para PMEs que necessitam de liquidez em seus movimentos econômicos para sua estabilidade no mercado.

Como funciona a fatoração?

Para entender como funciona a fatoração, vamos explicar um exemplo bem simples que mostra o mecanismo de ação.

Suponha que a empresa XXP tenha feito uma venda no valor de $ 5.000, por isso emite uma nota fiscal cujo prazo de pagamento é de 60 dias. Através de um contrato de factoring, a empresa XXP entrega a factura pendente à empresa de factoring ou a alguma entidade financeira, e estas por sua vez Eles fornecem pagamento imediato do mesmo, com base em 90% do pagamento total.

O Que é e Como Funciona a Fatoração?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Nota Fiscal Eletrônica?

Após 60 dias, a empresa que funcionou como factoring cobrará a fatura diretamente do cliente e o cliente, por sua vez, pagará a referida empresa. A empresa de factoring receberá o pagamento de 100% e, portanto, obterá um lucro de 10% sobre o dinheiro concedido à empresa XXP.

Vantagens da fatoração

O factoring representa uma alternativa que favorece em certa medida as empresas ou PME. Bem, permite obter o dinheiro de uma transação imediatamente e, portanto, poder usá-lo para investimentos e qualquer outro tipo de transação interna que beneficie o negócio. Assim, sua principal vantagem é que garante a liquidez de um negócio.

riscos

Os riscos da factoring variam de acordo com o ator, ou seja, a empresa ou instituição financeira que atua como factoring.

1.- Com relação aos riscos da entidade financeira, pode-se dizer que a principal desvantagem é assumir o risco de factoring sem recursos. Ou seja, se o cliente que deve pagar a fatura ficar inadimplente, o risco é assumido pela instituição financeira.

2.- No caso de empresas, podem perder grandes somas de dinheiro com juros e comissões que devem ser pagas às instituições financeiras.

Saber como funciona o factoring foi de grande interesse saber que existem alternativas muito benéficas para grandes empresas ou PME.

Não saia sem visitar as seguintes entradas:

Não perca o próximo vídeo!