É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona um Underhouse?
Na execução de uma obra é necessário cumprir um conjunto de normas que visam a estabilidade e a segurança dos habitantes que nela habitarão. Muitas vezes temos observado edifícios que põem à prova as leis da gravidade e que violam todas essas normas, descubra aqui Como funciona uma casa precária?
O que é um underhouse?
É o nome dado a qualquer assentamento irregular. Ou seja, é um local que está fora das normas estabelecidas pelas autoridades responsáveis pelo planejamento urbano. Podemos identificar essas casas em muitos países, onde uma pessoa (ou um grupo deles) decide construir prédios e casas em terrenos que não foram estudados, ou definitivamente classificados como estruturalmente perigosos.
Assim, um aspecto de como as habitações precárias funcionam é que elas são estruturas autoconstruídas caracterizadas pelo controle ineficiente do habitat. São casas construídas de forma espontânea, o que não só é uma infração legal como também um atentado contra a vida dos habitantes. Eles são encontrados nas periferias das áreas urbanas ou nas periferias das cidades.
Como funciona um underhouse?
Geralmente são assentamentos densos construídos por seus próprios habitantes. Geralmente são construídos devido à necessidade de habitação; no entanto, eles ignoram amplamente os regulamentos locais, nacionais e estruturais.
É considerado um problema social, político, econômico e de saúde visto que não só interferem na vida dos citadinos, como podem ser construções muito afastadas da civilização, ineficientes, chegando mesmo a ser ignoradas pelas entidades competentes.
Caracteristicas
Para saber mais detalhadamente como funciona uma habitação precária, é pertinente mencionar as suas características.
1.- Geralmente são casas construídas em áreas de alto risco, por exemplo, margens de rios, lagoas, montanhas. Assim, eles estão constantemente expostos a inundações e deslizamentos de terra.
2.- São casas com acesso limitado a serviços básicos, como água potável, eletricidade, gás, aquecimento, redes móveis.
3.- São casas de difícil acesso, pois não existem estradas ou vias consolidadas. Por isso, raramente, há algum tipo de transporte público que chega até as áreas.
4.- São construções ineficientes feitas com papelão, papel, plástico não compactado e outros materiais.
5.- Faltam um plano estrutural.
Desvantagens da habitação abaixo do padrão
Além dos perigos mencionados, existem muitas desvantagens associadas a habitações precárias, entre as quais podemos citar:
1.- Legalmente são estruturas que não cumprem com a normativa, pelo que representam uma violação das leis nacionais e locais.
2.- Geralmente são construídos de forma massiva, por isso envolvem aglomeração de pessoas e, portanto, representam um cenário ideal para as maiores catástrofes.
3.- Porque a grande maioria das pessoas que vivem nessas habitações precárias são imigrantes de outros estados, cidades ou países, geralmente São vistos como seres sem direitos, razão pela qual estão sujeitos à exclusão social.
Nas últimas linhas você aprendeu como funcionam as moradias precárias e quais são as características desses cenários extremamente preocupantes para a sociedade e que requerem um maior nível de atenção.
Se você quiser saber um pouco mais, visite as seguintes entradas: