É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como o Aton Funciona?
Como funciona o Aton é uma questão que nos leva a compreender a complexa dualidade em que se encontravam as civilizações antigas. Ao aceitar e dourar um ou vários deuses. A princípio mais ligado à força enigmática da natureza.
Aten: Deus do Sol
O deus Aton, também conhecido como o divindade solar do antigo Egito, é representada por um disco solar. E sua inspiração surge justamente do sol. Esta adoração nasce, sem dúvida, da contemplação ingênua dos cidadãos egípcios, durante as primeiras tentativas de civilização. Aquela circunferência luminosa no firmamento necessária para o crescimento das colheitas e desenvolvimento da vida. Igualmente capaz de iluminar tudo, deve ter um Deus como seu análogo.
A aparição do deus Aton é transferida para o período reinado por Thutmosis IV, oitavo faraó da XVIII dinastia do Egito. O culto de Aton passará de anel solar à divindade maior. A palavra Aton significa “tudo” ou completo.
História de um Deus Sol
O Aton, ou disco solar, tem sua origem na história de Sinuhé, durante a XII dinastia. A mitologia conta que quando o faraó Sinué morreu, ele ascendeu ao céu como Deus, fundindo-se com seu criador, Aton. Durante o reinado de Amenhotep III, ele foi amplamente adorado. Durante o período de seu sucessor Amenhotep IV, ele mudou seu nome para Akhenaton, em homenagem ao seu deus e criador Aton.
Aton O que o define?
Entre as características essenciais que definem esta divindade suprema, as seguintes devem ser levadas em consideração para entender como o Aten funciona:
- Akhenaton e Nefertiti vêm de Aton como uma tríade.
- O único e eterno Deus é o pai Aton. As outras divindades são profetas.
- Os cidadãos só podem adorar o Aton através dos profetas. Não diretamente. Aten se mistura com os faraós através do casal real.
- Aton é Deus de generosidade ilimitada.
- Divindade máxima que beneficia todos os homens igualmente.
- Ele pretendia dar aos seres humanos seus ensinamentos de amor e tolerância.
- Ele priorizou meninos e meninas.
- divindade piedosa.
- É o Deus que oferece a vida na terra. É por isso que é um disco solar que dá vida.
- Nos tempos antigos, ele era representado como um homem com cabeça de falcão. Hórus.
- Abrange simultaneamente o gênero feminino e masculino.
- Falta representação antropomórfica.
- Manifesta-se como raios de luz projetados por um disco solar e envolvem todo o cosmos.
- Inspiração para os primórdios da religião monoteísta.
Culto de Aten: toda uma revolução
O culto de Aton é transferido para os tempos do antigo Egito. Thutmosis IV e Amenhotep III o elogiaram. Inspirado pelo monoteísmo ou henoteísmo. Durante a reforma religiosa, o faraó mudou seu nome para Amenhotep IV.
O principal templo de Aton ficava na cidade de Akhenaton. Conhecido como “O horizonte de Aten”. Akhenaton lutou freneticamente para não deixar o culto ao deus Aton para o grupo de sacerdotes. Reconhecendo apenas o faraó como um verdadeiro representante ou profeta. Ao qual o clero, perdendo seus privilégios de ligação e representação com o mundo além, continuou a cultuar seus antigos deuses e manter seus rituais.
Após a morte de Ajenatón voltou à realidade politeísta. Abandonando a ideia de um Deus único ou Deus Superior Aton. Quando você entende como Aton funciona, é quando você percebe a semelhança que existe entre esse Deus e o Javé ou Deus cristão.
Você também pode se interessar por estes artigos: