Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona a Arqueologia Antropológica?
Dentro do mundo da arqueologia há um grande número de ramos ou áreas de estudo; cada um deles dedicado ao estudo de civilizações e culturas antigas através de vários métodos, ferramentas e com diferentes objetos de estudo. Por isso fica curioso saber o funcionamento de cada uma dessas áreas; e, neste caso, precisaremos especificamente como funciona a arqueologia antropológica, uma vez que é uma das áreas mais difíceis da arqueologia.
O que é arqueologia antropológica?
Quando falamos de arqueologia antropológica, nos referimos a um dos ramos da arqueologia que se dedica direta e especificamente ao estudo e análise de civilizações e culturas antigas através da análise profunda dos vestígios materiais que foram deixados por estas. É importante entender que neste caso a arqueologia não vai se dedicar apenas a compreender a cultura dessas sociedades ou civilizações; Ao contrário, ao mesclar-se com as ciências antropológicas, buscou compreender a evolução do ser humano por meio de seu desenvolvimento social e cultural.
Também é importante notar que esta área da arqueologia não se dedica apenas ao estudo das culturas históricas; senão que, direciona fundamentalmente seu centro de estudo para as civilizações e culturas da pré-história nas quais não foram deixados vestígios de caráter escrito; mas se de natureza material como objetos.
Caracteristicas
Este ramo da arqueologia e da antropologia possui uma série de elementos e particularidades através das quais se caracteriza; e com os quais é possível compreender de forma mais clara e precisa como funciona a arqueologia antropológica. Desta forma, entre suas características mais importantes e destacadas estão as seguintes:
- Embora foque seu estudo em culturas, sociedades e civilizações antigas; tanto pré-histórico quanto histórico; A arqueologia antropológica também poderia se dedicar ao estudo das culturas modernas por meio da análise de seus vestígios materiais.
- Busca descrever não apenas como era a sociedade, civilização ou cultura que está sendo seu objeto de estudo; mas também como foi o comportamento das pessoas que nela se desenvolveram; isso porque busca entender como ocorreu a evolução do homem.
- É o principal ramo da arqueologia; é até comumente conhecida como arqueologia simplesmente e não como arqueologia antropológica.
- Um de seus propósitos mais diretos é entender o verdadeiro sistema social que existia nas sociedades antigas; especialmente os mais rudimentares.
Objeto de arqueologia antropológica
A arqueologia antropológica alinha os objetivos da arqueologia e da antropologia; estabelecer, assim como seu objetivo fundamental determinar o desenvolvimento social dos seres humanos nas sociedades antigas; mesmo aqueles que se desenvolveram antes da criação de qualquer forma de escrita. E, a análise do comportamento das sociedades atuais; com o objetivo final de determinar como tem sido a evolução social do ser humano. Tudo isso é feito analisando os objetos materiais encontrados e pertencentes a essas sociedades.
Como funciona a arqueologia antropológica?
Como todas as outras ciências que se dedicam ao estudo das civilizações antigas; Isso funciona através da investigação, análise e interpretação de objetos materiais, que se encontra e que pode ser relacionado com as civilizações objeto de estudo.
É importante saber como funciona a arqueologia antropológica, já que é o principal e mais importante ramo da arqueologia.
Você também pode estar interessado em: