Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funciona a Taxa de Juros Negativa?
A economia pode ser relativa e instável às vezes. Apesar destas fases ou crises económicas, os bancos regem-se por juros negativos para contrariar este tipo de situações. Se você deseja saber os prós e contras desse tipo de interesse, não hesite em saber abaixo como funcionam as taxas de juros negativas
O que é e como funciona a taxa de juros negativa?
É possível que após alguns comunicados as entidades bancárias de algum país baixem o valor dos juros do empréstimo para algum valor negativo. Isto deve-se obviamente a um conceito que os bancos aplicam para estimular e reativar o exercício e a circulação de dinheiro.
É quando as taxas de juros negativas são usadas para ativar a economia e os empréstimos. Seu conceito abrange todas as estratégias realizadas pelo banco oficial, para fazer circular o dinheiro através de empréstimos emitidose outros produtos financeiros, para o private banking.
Com isso, a forma como funciona a taxa de juros negativa consegue duas coisas como resultado dessa circulação. Por um lado, condiciona os bancos a pagarem os juros que tenham sido creditados a particulares ou empresas. Por outro lado, condiciona os clientes a cancelar uma certa quantia de dinheiro para fazer transações ou armazenar seu dinheiro.
Onde os juros negativos se aplicam especificamente?
Sendo uma estratégia utilizada em instâncias especiais, a forma como funciona a taxa de juro negativa tem um alcance, passível de ser aplicada em vários contextos financeiros. Desta forma, é possível reconhecer interesses negativos nas seguintes áreas:
- Nos depósitos bancários, refletidos nas atividades econômicas entre bancos públicos e privados e vice-versa.
- Para títulos de crédito, como títulos emitidos para pessoas físicas, jurídicas ou jurídicas.
- Em empréstimos concedidos a terceiros, como hipotecas, investimentos ou consumo.
Vantagens da taxa de juros negativa
Embora o cenário não seja favorável para as instituições financeiras, a taxa de juros negativa pode ser viável para a economia em geral. Além da promoção do exercício, existem outras vantagens dos juros negativos como:
- Contribui para a redução das crises econômicas e seus efeitos.
- Permite aumentar a rentabilidade no investimento, pela poupança das pessoas singulares.
- As hipotecas regidas por esse índice podem ficar mais baratas e acessíveis aos devedores.
Desvantagens e repercussões da taxa de juros negativa
Por outro lado, é importante destacar as consequências desfavoráveis que acompanham a aplicação de juros negativos nas finanças. A esse respeito, podemos citar alguns dos contras dessa estratégia no campo financeiro:
- Há uma redução considerável quando se trata de oferecer a totalidade dos empréstimos a terceiros.
- O aumento do valor dos empréstimos concedidos contribui para que os bancos privados sejam penalizados ou multados.
- Ao baixar os juros de um empréstimo, as entidades decidem aumentar o número de pagamentos e comissões. Isso contribui para que o mesmo valor seja alto, como se os juros fossem positivos.
Depois de saber como funciona a taxa de juros negativa nesses casos, é possível concluir o quanto ela é viável para a estabilidade econômica. Se você quiser saber mais sobre informações semelhantes, sugerimos que você leia os seguintes links: