É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona a Cruz Vermelha?
Uma mão amiga diante da dor, da necessidade e até mesmo da tragédia, essa é a Cruz Vermelha Internacional. Ao longo dos anos, ganhou esta designação por estar presente em eventos de impacto dentro dos países e outros com significado global. É muito interessante saber como funciona a cruz vermelhaTalvez você possa dar uma mão a ele também.
Um movimento internacional
Ela se destaca como uma das redes humanitárias mais destacadas do mundo. Sob a sigla CICV, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, esta entidade, fundada em 1863, é pioneira na ajuda humanitária. Ninguém o pode negar quando a sua presença se verifica em quase todos os países, sobretudo naqueles onde os conflitos armados fazem tantas vítimas.
Seja em infraestruturas construídas e sólidas ou em tendas, estão presentes na maioria dos países de África, Ásia, Europa, Médio Oriente e América.. A maneira como o movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho funciona é agir por conta própria ou também apoiar outras organizações internacionais. O trabalho conjunto alcançou muito alívio no sofrimento humano.
Como funciona a Cruz Vermelha?
Embora seja uma organização independente, observa estatutos internos e internacionais, como as convenções de Genebra de 1949. Tornou-se tão grande, graças à contribuição de indivíduos e governos, que precisa de uma estrutura para orientar e planejar o atendimento que eles dar. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é governado por uma Assembléia, um Conselho da Assembléia e uma Diretoria Executiva.

O que eles coordenam? O desenvolvimento geral do seu trabalho. Atuar em tempos de desastres e crises requer respostas oportunas e eficazes. O seu trabalho é global e vai desde uma resposta direta a um problema real até à promoção de formação em conhecimentos, princípios e valores para evitar problemas futuros. Entre elas estão a redução dos riscos de desastres, violência geral, violência de gênero e discriminação.
Sua atenção é pontual nas áreas de:
- Saúde: a prevenção e o cuidado de doenças nas comunidades são vitais.
- Migração: o migrante ou deslocado encontrará uma mão amiga nela.
- Abrigo e abrigo: atendimento àqueles cujas casas foram gravemente ou totalmente danificadas por desastres.
- Recuperação: ajude-os a reconstruir suas casas e vidas, e forneça-lhes ferramentas para enfrentar situações que podem se repetir.
- Logística humanitária: é confiável para aqueles grandes eventos onde outras entidades ou países enviam ajuda. A Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho coordenam a logística de recebimento e entrega desses suprimentos.
Milhões de voluntários
Quem torna isso possível são seus milhares de funcionários ao redor do mundo, mas com o apoio absoluto e necessário de milhões de voluntários. Atualmente, cerca de 13 milhões de pessoas lideradas principalmente por jovens compõem esse grande time. Nas palavras da própria Cruz Vermelha, seu voluntariado é como a espinha dorsal de todas as suas atividades.
Você sabia que é assim que a Cruz Vermelha funciona? Bem, se você tem espírito voluntário e se sente motivado a ajudar os outros, suas portas estão abertas para você. Se você decidir, basta entrar em contato ou ir ao escritório que opera em seu país.
Saiba mais sobre organizações para ajudar a todos em: