O Que é e Como Funciona o Mito de Eros E Psique?

Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. O artigo de hoje centra-se em dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona o Mito de Eros E Psique?

Tanto na mitologia grega quanto na romana existem muitas histórias, lendas e mitos que existem. Estes giram em torno dos deuses, semideuses e certos mortais que tiveram casos com eles. Por este motivo, discutiremos a seguir como funciona o mito de Eros e Psique.

Quem eram Eros e Psique?

Eros na mitologia grega é o deus da atração sexual, amor e fertilidade. Segundo as lendas, ele é propriamente conhecido como filho da deusa Afrodite conhecida como a deusa do amor. No entanto, ele também é representado como filho de Erebo e Nicte. Na mitologia romana, ele é conhecido como cupido e representava o amor.

Por outro lado, havia Psique que era uma mortal, uma princesa. Ele era considerado uma mulher bonita e a caçula de suas três irmãs. Pertencia à filha do rei da Anatólia. Sua relação com os deuses do mundo olímpico surgiu quando ela começou a se relacionar com o deus Eros, que se apaixonou pela princesa por sua beleza exuberante.

Como funciona o mito de Eros e Psique?

Este mito foi dado por Apuleio em sua história Metamorfose. A história se desenrola com Eros e Psique como personagens centrais. Se você se interessa por mitologia, deve saber como funciona o mito de Eros e Psique. Tudo começa quando a deusa do amor Afrodite, com ciúmes da grande beleza possuída pela mortal Psique, decide se livrar dela. A deusa decide enviar seu filho Eros, que é conhecido como Cupido, para que com suas flechas a fizesse se apaixonar pelo homem mais feio e desprezível que existiu.

Eros pensou em cumprir a tarefa, mas ao ver a princesa Psique, ficou deslumbrado com sua beleza. Apaixonado pela moça, jogou a flecha no mar e a levou para seu palácio. Todas as noites esses amantes se amavam, mas Eros aparecia no escuro, impedindo que sua amada soubesse quem ele realmente era. Com isso ele também queria evitar que sua mãe descobrisse a verdade. Porém; Psique, motivada por suas irmãs, decide deixar uma lâmpada acesa para descobrir a identidade de seu amado. Eros em vista disso decide deixá-la.

O Que é e Como Funciona o Mito de Eros E Psique?

As quatro tarefas de Afrodite

Depois que Psiquê descobriu a identidade de seu amante e sem ele, ela fica desesperada. Ela decide ir até a deusa Afrodite para ajudá-la, esta chateada porque seu filho não cumpriu a tarefa, ela impõe quatro tarefas à psique. Sem dúvida, é muito divertido saber como o mito de eros e psique.

separar os grãos

Esta foi a primeira tarefa, Afrodite colocou diferentes grãos em Psique e ordenou que ela os classificasse em espécies. Neles havia sementes de girassol, lentilhas, feijões, sementes de milho, ervilhas, cevada entre outras. A triste Psique começou a difícil tarefa, mas as formigas tiveram pena dela e a ajudaram. Irritada, Afrodite disse a ele que a tarefa havia sido feita com a ajuda de seu amante.

Roubar dos carneiros selvagens

A deusa deu a tarefa de ir a um vale e roubar alguns carneiros sem avisá-la de que eram selvagens e perigosos. A lã deles era brilhante como ouro, a tarefa era trazer uma mecha deles. Psique pensou em pular no rio porque não acreditava que conseguiria completar a tarefa. Mas uma voz lhe disse que esperaria o pôr do sol, que os animais adormecessem e retirassem a lã das árvores.

beber água do rio Styx

A próxima tarefa era ir a uma montanha, subir até seu pico e beber a água em um recipiente de vidro. Que é realizado com a ajuda de uma águia, que é um dos símbolos de Zeus.

estrada para o submundo

Na quarta tarefa mais difícil, ele recebeu a tarefa de ir ao submundo e procurar Perséfone, a rainha do inferno. Psique teve que pegar um pouco de sua beleza da rainha e guardá-la em um baú. Como não encontrava como entrar no submundo, ia se jogar de uma torre, até que uma voz lhe sussurrou como entrar e os passos a seguir.

Perséfone, encantada com sua bravura, dá a ele o que ele pede. Porém, Psique abre o baú onde guardava sua beleza para ficar mais bonita para seu amante. Então ele cai em um sono profundo. Eros, que já a havia perdoado, veio até ela e limpou o sonho que a fizera dormir. Ela implorou a Zeus e sua mãe que se casassem com ela, um desejo que foi atendido e Zeus a tornou imortal. Como resultado dessa relação, sua filha Hedoné surgiu para a mitologia grega e para a romana Voluptas, que representa o prazer sensual junto com o deleite.

Sem dúvida, a mitologia é muito interessante. Portanto, neste artigo explicaremos como funciona o mito de Eros e Psique. Uma história completa. de amor, desejo e aventura.

Você pode gostar:

Não deixe de assistir ao próximo vídeo!: Eros e psique o mito completo de uma das mais belas historias de amor da mitologia grega

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Páprica?